Inter Desrebaixado


Tomaz Fantin

Não sei bem qual é a entidade que coloca um caldo de loucura e faz um torcedor ir ao estádio num domingo de quase quarenta graus à sombra. Com o time praticamente rebaixado:
- Vou no jogo!
- Do Inter?
- Do Inter.
Mandei mensagens para alguns amigos:
- Vamo lá – disse o Pasinato.
- Fazer o que, tem que ir, tem que ir – disse o Boca.
Nos encontramos na estátua do Fernandão. O Beira-Rio pulsava triste no automático. Caras atônitas. Desconfiadas. Um primeiro tempo medíocre típico de todo o campeonato feito pelo Inter:
- Cara, não tá impossível, tá dando certo lá no Botafogo e o Palmeiras, o São Paulo, o Glória de Vacaria, o Fernandão tá ressuscitando, o Abel não falou nenhuma bobagem na entrevista e a Brigada Militar não bateu em ninguém. Um casal disse:
- Se só falta um gol do Inter então tá impossível.
Começo do Segundo Tempo. Gol do Inter. Logo depois da comemoração aconteceu algum gol ou pênalti em algum lugar do Brasil que nos ajudava. Era uma comemoração a cada cinco minutos.
Só que daí o Vitória da Bahia fez um gol no São Paulo lá em Salvador e nos jogava de volta para a Série B. Os jogadores do Inter fazendo cera:
- Mais um! Mais um!
Perceberam que algo estava acontecendo e aceleraram a partida até Alan Patrick dar uma suspirada e converter um pênalti. O Inter escapando e o tempo não passava. Qualquer gol em qualquer lugar do país nos jogaria de volta ao inferno.
Gol do Inter. Gol do Bragantino. A arquibancada do Beira Rio queimava embaixo dos meus pés.
Fim de jogo e festa de título. Com Abelão nos braços do povo. Na saída, samba, pagode, gritos de guerra. Um colorado estava sendo preso e gargalhava feliz:
- Viva a polícia! – dizia ele.
Na volta para casa a gente passava pelo Parque Marinha do Brasil. Um colorado estava atirado bêbado numa árvore. Provavelmente desde o dia anterior:
- Ganhamos! – as pessoas gritavam para ele.
- Ganhamos? – ele levantou a cabeça com a voz embargada pela cachaça e pela emoção.
- Sim, escapamos!
- Escapamos?
- Sim!
- Do quê? – e caiu bêbado para o lado novamente.


voltar

Tomaz Fantin

E-mail: tomazfs@yahoo.com.br

Clique aqui para seguir este escritor


Site desenvolvido pela Editora Metamorfose